.

.
História
Dados Gerais
Região Metropolitana
Mapa de Belém
Bairros
Praças
Centros Comerciais
Mercados Municipais
Educação
Transporte
Religião
Cultura
Turismo
Culinária
Esporte
Eventos
Esporte

Site Clube do Remo | Site Paysandu Sport Club

Futebol

Os principais clubes de futebol são Clube do Remo e Paysandu Sport Club, conhecidos por sua rivalidade. Outro tradicional clube de futebol do Pará é a Tuna Luso Brasileira, fundada pela comunidade portuguesa de Belém. Também existem outros grupos menores que disputam o campeonato, como o Abaeté Futebol Clube, o Clube Municipal Ananindeua o Águia de Marabá Clube, e o Castanhal Esporte Clube .

Remo contra Paysandu é o clássico da cidade de Belém, conhecido como Re-Pa: estes dois clubes se confrontam desde 10 de junho de 1914 (Remo 2 a 1) . Nenhum outro clássico do Brasil foi jogado tantas vezes quanto este, com quase 700 edições, e é considerado o maior clássico da região Norte do Brasil.

Grand Prix de Atletismo

Grand Prix Brasil de Atletismo, em Belém, é realizado desde 2002, no Estádio Olímpico do Pará. Em 2004, Belém reuniu cerca de 42.640 pessoas no mangueirão, batendo o recorde de público em competições de atletismo na América do Sul. Entre os brasileiros que estiveram em Belém destacam-se Jadel Gregório, um dos melhores do mundo no salto triplo; Maurren Higga Maggi, estrela nacional do salto em distância; Fabiana Meurer, uma das revelações do salto com vara no circuito internacional; os fundistas Hudson de Souza e Fabiano Peçanha, presentes em Belém desde 2003; e Sandro Viana, Vicente Lenilson, André Domingos e Sabine Heitling, que competem nos 3 mil metros com obstáculos. Jadel Gregório é campeão pan-americano, vice-campeão mundial e dono da melhor marca mundial entre os triplistas em atividade, com 17,90 metros. Maurren foi medalha de prata no Mundial Indoor de Valência, em março, e é recordista sul-americana da prova, com 7,26 metros e entre os atletas internacionais, os norte-americanos, J. J. Johnson (100 m e 200 m) e Joel Broen (110 m com barreiras); o queniano Julius Nyamu (3000 m com obstáculos); o cubano Osniel Tosca (salto triplo); os jamaicanos Maurice Wignall (110 m com barreiras); e Sheri-Ann Brooks (100 m e 200 m). Alguns dos principais destaques são a norte-americana Sheena Tosta, número dois do mundo em 2007 nos 400 m com barreira, e a cubana Yumisleidi Cumba, atual campeã olímpica do arremesso de peso.[29]

Rallye du Soleil

Todo o ano Belém recebe o Rallye du Soleil, uma das mais importantes regatas do iatismo mundial.

GUIA COMERCIAL
GUIA DE BARES E RESTAURANTES
GUIA DE HOTÉIS

 

© 2008-2009 PORTAL BELÉM  Todos os direitos reservados.