.

.
História
Dados Gerais
Região Metropolitana
Mapa de Belém
Bairros
Praças
Centros Comerciais
Mercados Municipais
Educação
Transporte
Religião
Cultura
Turismo
Culinária
Esporte
Eventos
Região Metropolitana de Belém

A Região Metropolitana de Belém, criada por Lei Complementar federal em 1973, alterada em 1995, é uma conurbação com 2.249.405 habitantes (segundo estimativas populacionais realizadas em 2008 pelo IBGE). É a área metropolitana mais populosa da Região Norte, a décima do Brasil e a 179ª do mundo. Compreende os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.

* É a décima nona região metropolitana do país em qualidade de vida, e a primeira no Norte-Nordeste.

O município de Ananindeua, que já foi considerado "cidade-dormitório" ou "anexo de Belém", apresentou um grande desenvolvimento nos últimos dez anos, tornando-se, hoje, a terceira maior cidade da Amazônia e a 39ª do Brasil. Segundo as estimativas de 2008 do IBGE, o município conta com 505.512 habitantes. O crescimento decorre da falta de espaço na capital paraense e consolidou-se com a construção do conjunto habitacional Cidade Nova, na década de 1980, que desponta como uma boa alternativa próxima a Belém.

Área do Entorno

Santa Isabel do Pará, localizada 36 quilômetros de Belém, não faz parte da região metropolitana, porém, encontra-se em processo de conurbação com Benevides. Outras cidades próximas, como Castanhal e Abaetetuba, seguem o mesmo caminho e já ultrapassaram a marca de cem mil habitantes cada uma. A região do "Entorno de Belém", que compreende municípios em um raio de até 60 quilômetros a partir da capital paraense, tem uma população que se aproxima de 3 milhões de pessoas, incluindo a região metropolitana.

GUIA COMERCIAL
GUIA DE BARES E RESTAURANTES
GUIA DE HOTÉIS

 

© 2008-2009 PORTAL BELÉM  Todos os direitos reservados.